PRINCIPAL
NOTÍCIAS


Delegacia de Ibaiti vai mudar de endereço; Unidade será uma das maiores do norte do Paraná
Redação InformePolicial
20.FEVEREIRO.2020

A 37ª Delegacia Regional de Polícia de Ibaiti passará a funcionar em novo endereço a partir da próxima semana. A unidade policial já estava separada da cadeia pública, porém atuava no mesmo prédio. A nova delegacia será na Rua Ananias Costa, próximo a prefeitura municipal. O novo endereço era utilizado como residência e está passando por adaptações para abrigar a unidade policial que será uma das maiores do norte do Paraná. Segundo o delegado Pedro Dini Neto, chefe da unidade, o objetivo é separar os trabalhos da Polícia Judiciária do Departamento Penitenciário-Depen. Espera-se que a partir do dia 2 de março a nova delegacia já esteja em operação.

Flagrantes por videoconferência

A Polícia Civil do Norte Pioneiro já está realizando flagrantes por videoconferência. São 46 municípios na região de Cornélio Procópio e Jacarezinho que já contam com o serviço. O novo sistema emprega tecnologia e inovação, trazendo mais eficiência ao trabalho policial, além de otimizar recursos humanos.

Os resultados impactam tanto na Polícia Civil, com a liberação de policiais civis para se dedicarem às atividades de investigação, quanto às demais forças de segurança, pois o tempo de permanência dos agentes nas delegacias para conclusão dos procedimentos de flagrantes é reduzido consideravelmente.

PLANTONISTAS - Os procedimentos das prisões em flagrante das delegacias locais passam a ser feitos através de videoconferência, por uma equipe plantonista lotada na sede de cada subdivisão. Um delegado e um escrivão são escalados para fazer o plantão diário para cada uma das regiões. Na outra ponta, as equipes trabalham por videoconferência com os investigadores plantonistas, que estão nas delegacias. Todo procedimento é gravado, garantindo rito normal ao auto de prisão em flagrante.

EFICIÊNCIA - O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Paraná, Riad Braga Farhat, afirma que as centrais vêm para ajudar no trabalho das forças de segurança em atuação no Interior. Antes do uso da videoconferência, era comum policiais civis estarem sempre restritos à vida na comarca, já que poderiam estar sujeitos ao recebimento de um plantão.

Da mesma forma, os policiais militares responsáveis pelo flagrante conseguem concluir o procedimento com mais rapidez e ficarem disponíveis para outra ocorrência, sem precisar aguardar a chegada de policiais civis de sobreaviso.

Os benefícios vão além do trabalho da Polícia Civil, já que o Poder Judiciário e o Ministério Público têm acesso online e imediato ao material. Isso contribui com a qualidade das peças e com a velocidade com que serão analisadas pela justiça. Além de poupar dinheiro e permitir que os policiais civis se dediquem às investigações, pois não há a necessidade de deslocar viaturas e agentes, que antes tinham de levar os procedimentos em papel até o fórum.

Veja Também
FOTOS
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E-mail: comercial@informepolicial.com - reportagem@informepolicial.com
Nota: As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
© Informe Policial 2008 - 2020 - Todos os Direitos Reservados