Após de 12 horas, a rebelião dos presos na Cadeia Pública de Ibaiti foi encerrada.
Por volta das 9h desta quarta-feira (15), a rendição aconteceu depois que a juíza Fabiana Cristina Ferrari entrou em acordo com os presos e ofereceu a transferência de alguns para outras cadeias. A negociação foi feita com a presença da equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Curitiba.
A rebelião, que iniciou por volta das 21 horas, aconteceu depois que os detentos renderam o agente penitenciário quando retiravam o lixo no local e fizeram ele refém.
Os 157 detentos, que estavam no local, pediam melhores condições na cadeia, que tem capacidade apenas para 19. Durante o motim, a Polícia Civil informou que 28 detentos fugiram do prédio. Dois já foram recapturados no Município de Ventania.
Os moradores próximos a Delegacia ainda estão assustados com tudo o que aconteceu. Aulas foram suspensas nesta quarta-feira. O comércio na rua só abriu as portas após o almoço.
Ninguém ficou ferido durante a ação.
A agente de carceragem que ficou refém dos presos por quase 12 horas teve um ferimento em um dos dedos da mão esquerda, foi medicado e passa bem.
A rebelião deixou prejuízos na delegacia e nas viaturas, que foram quebradas e incendiadas pelos amotinados.
A Polícia Civil ainda não detalhou quantos presos devem ser transferidos da cadeia.
A Informação é de que a ala feminina será toda transferida.
Equipe de TV mostra interior da Delegacia de Ibaiti após rebelião; Veja imagens
Comentários