PRINCIPAL
NOTÍCIAS


Ibaiti, Abatiá, Salto do Itararé e Wenceslau Braz tem vagas para o Mais Médicos
Redação
15.MAIO.2019

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (13) um novo edital para que 790 municípios que fazem parte do Mais Médicos possam renovar a participação no programa. Também divulgou cronograma para seleção de novos profissionais para atuarem nestes locais. A expectativa é que, com a renovação, sejam abertas cerca de 2.000 vagas em cidades de perfis 4 a 8, consideradas mais vulneráveis. No Paraná, são 99 vagas em 55 cidades. A Região Metropolitana tem destaque no edital: há 10 vagas em Colombo, três em Campo Largo e oito em Piraquara.

Apesar da abertura para renovação de vagas em alguns municípios, o edital deixa de fora outros deles que antes faziam parte do programa e que também têm postos desocupados --como capitais e demais cidades em regiões metropolitanas.

Questionado, o ministério não informou até o momento o total de vagas não atendidas. À reportagem, a secretária de Gestão do Trabalho na Saúde, Mayra Pinheiro, confirma que houve vagas deixadas de fora no novo edital.

Segundo ela, o edital abrange 1) vagas de brasileiros que se inscreveram para ocupar postos deixados por cubanos, mas desistiram após o início das atividades; 2) parte das vagas que estavam abertas desde 2018, mas que ainda não tinham sido preenchidas e 3) 60 novas vagas em 36 municípios que não faziam parte do Mais Médicos, mas que já haviam solicitado a entrada no programa.

De acordo com Pinheiro, o fato de não incluir algumas cidades ocorre devido ao novo critério estabelecido pelo ministério neste ano para prorrogações de contrato, o qual prevê que sejam priorizadas vagas de perfis de maior vulnerabilidade, ou seja, de 4 a 8.

Além de fixar em cidades de menor vulnerabilidade, o novo edital também altera os critérios de classificação de profissionais. Nas últimas seleções, a escolha era feita por ordem de inscrição --quem acessava antes o sistema poderia escolher a cidade de sua preferência.

Agora, a ideia é que profissionais com títulos de especialista ou residência em medicina de família e comunidade tenham prioridade.

Nesta etapa, o edital vale para médicos formados no Brasil. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, novo edital deve ser lançado a brasileiros formados no exterior.

As inscrições para os profissionais ocorrerão entre 27 e 29 deste mês pelo site do Mais Médicos. A previsão é que eles comecem a atuar a partir de junho. O contrato dura por três anos.

VEJA OS MUNICÌPIOS DO PARANÁ CONTEMPLADOS NO EDITAL DO MAIS MÉDICOS.

ABATIA 1

ALTAMIRA DO PARANA 1

ANTONINA 1

ARAPONGAS  3

BARBOSA FERRAZ 1

BOA VISTA DA APARECIDA 1

BRAGANEY  1

CALIFORNIA  2 

CAMBE 3

CAMPO BONITO  1

CAMPO LARGO  3

CANDOI 1

CAPANEMA  1

CATANDUVAS 1

CEU AZUL 1

COLOMBO 10 

CRUZEIRO DO SUL 1

DIAMANTE D"OESTE 1

FOZ DO JORDAO 1 

GUAIRA 3

GUARAPUAVA 5

GUARATUBA 2

IBAITI 1

ICARAIMA 1 

ITAGUAJE  1

ITAUNA DO SUL  1

IVAIPORA  4

MANGUEIRINHA  1 

MARECHAL CANDIDO RONDON 2

MORRETES  1

NOVA ALIANCA DO IVAI 1

OURO VERDE DO OESTE 2

PALMEIRA 1 

PINHAO  1

PIRAI DO SUL  1

PIRAQUARA 8

PITANGA 3

PRUDENTOPOLIS 1

QUEDAS DO IGUACU 1

RAMILANDIA 1

REBOUCAS 1

RENASCENCA 1

RESERVA 1

SALTO DO ITARARE 1

SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO  1

SANTA HELENA 3

SANTO ANTONIO DO SUDOESTE 4

SAO JOAO DO TRIUNFO 1

SAO JORGE D"OESTE 1

SAO MIGUEL DO IGUACU 1

SAO PEDRO DO PARANA 1

SARANDI 2

TEIXEIRA SOARES  1

WENCESLAU BRAZ  1

VERA CRUZ DO OESTE 1

Com informações Folhapress com Redação Bem Paraná

 
 

 

 

Comentários

comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E-mail: comercial@informepolicial.com - reportagem@informepolicial.com
Nota: As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
© Informe Policial 2008 - 2019 - Todos os Direitos Reservados